Benefícios do tênis de mesa à saúde mental
Jogadores do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa ITTF Parkinson 2021 © Cortesia ITTF Foundation
Big Title
Estudos realizados em 1998 no Japão exploraram o potencial do tênis de mesa como uma terapia efetiva na redução do declínio cognitivo, com a habilidade de retardar os primeiros sintomas nos estágios iniciais da doença de Alzheimer. Isto é, os testes mostraram que o tênis de mesa ativava até 5 partes do cérebro nos pacientes com Alzheimer durante a prática. À luz deste resultado positivo, os realizadores do estudo designaram o tênis de mesa como o esporte cerebral número 1 do mundo.
Foi o estudo acima – que requer atualização – e o filme Ping Pong que inspiraram o BAT. O documentário de 2012, cujo subtítulo é “Nunca se é velho demais para o ouro”, retratou oito pessoas da categoria acima dos 80 anos no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. Uma delas associava sua melhoria cognitiva à prática do tênis de mesa.
TMMinas e a iniciativa de inclusão
Esse estudo que a prática do tênis de mesa melhora a vida das pessoas com alzheimer, mexeu conosco e por iniciativa do Sr Adalberto Ferreira começamos a disponibilizar horários. Hoje mesmo empenhados em ajudar e fazendo divulgações em redes sociais ainda é baixa a frequencia e achamos que a dependência de terceiros para transporte é a maior barreira.
Mas continuamos com a determinação de sempre: Divulgar o esporte que amamos.